31 de julho de 2010

[Informativos UIL gratis]



Receba GRATUITAMENTE a Newsletter UIL em sua casa ou escritório e fique informado sobre as atividades da UIL no Brasil e da comunidade italiana no Brasil e Exterior.

Em 5 de março de 1950, em Roma, 253 lideres sindicais, provenientes de toda a Itália, participaram da convenção que deu origem a UIL – UNIONE ITALIANA DEL LAVORO ou União Italiana do Trabalho, uma organização sindical para representar e defender os trabalhadores.

Já no primeiro ano de sua fundação, a UIL firmava-se como uma grande central sindical, fechando este primeiro ano com mais de 400 mil inscritos, entre trabalhadores do setor público e privado.

Em 1953, com a realização do primeiro congresso confederacional, Ítalo Viglianesi foi eleito o primeiro Secretário Geral da UIL.

Realizado em 1985 em Firenze, o 9º congresso da UIL, entre muitos assuntos discutidos, ficou declarada a UIL como “O Sindicato dos Cidadãos” valorizando a relação da central sindical também com os demais cidadãos, mesmo que fora do mercado de trabalho, atuando na defesa de seus direitos.

Em 5 de março de 2000, com presença de mais de 1024 delegados sindicais de toda Itália, além de 71 delegações sindicais estrangeiras e mais de 60 jornalistas de todo o mundo, no Palácio dos Congressistas de Roma, comemorou-se com grande festa o 50º aniversário de fundação da UIL.

Naquele mesmo ano, no dia 13 de junho, por ocasião da reunião do Comitê Central, Luigi Angeletti foi eleito o novo Secretário Geral da UIL.Hoje a UIL, com mais de 2 milhões de trabalhadores italianos associados, sejam eles do setor público ou privado, coloca-se entre as maiores centrais sindicais do mundo.

Através dos congressos realizados ao longo dos mais de 50 anos de sua existência, podemos traçar uma história da UIL e do sindicalismo italiano, além da evolução da Itália desde os anos pós-guerra até os dias atuais.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9NSRY6mQMC-fLjXAKyl2MD8jPdgTcE1W4KQ-2_SrOcL7ZfvUP6mxp63IzUuaIRA5g-b8i1dTuYLay8a3Aay5Eg_GqxFFrXkTEpqUS5Sv6dr0fE5aqymFFJX_9DQYR864ljyNCRQNL6ZQ/?imgmax=800

Nenhum comentário: