quarta-feira, 11 de março de 2009

[Materiais Turisticos Pernambuco] RECEBIDO... EXCLUSIVO



Veio um monte de folder e mapas muito bonitos... vale a pena pedir

A história do estado começa em 1534 quando Portugal deu a Duarte Coelho a Capitania de Pernambuco. O nome vem do tupi Paranãpuka, que significa "buraco de mar". Era assim que os índios chamavam a foz do rio Santa Cruz, que separa a ilha de Itamaracá (ao norte do Recife) do continente. A capitania foi uma das poucas que prosperaram, devido à boa adaptação da cana de açúcar ao clima e ao solo massapê. No início a mão-de-obra utilizada era a indígena, mas devido aos constantes levantes dos índios, os negros africanos foram trazidos para substituí-los como força de trabalho.

No século 16, a riqueza de Pernambuco atraiu os holandeses que se estabeleceram na região a partir de 1630, favorecidos pela fraqueza de Portugal durante a União Ibérica. O estado passa então a ser administrado pela Companhia das Índias Ocidentais. Em 1637, o conde Maurício de Nassau assume o governo das possessões holandesas no Brasil e inicia uma verdadeira revolução cultural e urbanística. Grandes arquitetos, engenheiros e paisagistas foram trazidos da Europa e deram um ar de metrópole à cidade do Recife. Ruas foram planejas e várias pontes foram construídas. Durante esse período os judeus puderam gozar da liberdade para usufruir de seus costumes e práticas religiosas e construíram a primeira sinagoga das Américas. Em 1654, quando os Holandeses foram Expulsos, o Recife já havia se tornado um importante entreposto comercial do atlântico.

Nos séculos 18 e 19, Pernambuco continua a desenvolver-se intelectual e culturalmente e segue prosperando com a economia baseada na exploração da cana-de-açúcar, apesar da expansão industrial.

O estado sempre marcou presença nos principais momentos históricos do Brasil. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado. A Revolução Praeira, em 1848, questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou suas pregações no Recife.A Faculdade de Direito do Recife é uma das mais antigas do Brasil e o Diário de Pernambuco, com mais de 150 anos, é o jornal mais antigo em circulação da América Latina.

No século 20, o estado se consolida como pólo cultural e comercial do Nordeste. Após a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1950, a economia da região ganhou novo impulso. A predominância dos engenhos de açúcar deu lugar a modernas indústrias. Hoje, o setor industrial aparece como o mais importante na economia de Pernambuco. Mas novas tendências já podem ser notadas. Recife tem hoje o segundo maior pólo médico do Brasil e está em terceiro lugar no ranking de pólo gastronômico. Com a criação do Porto Digial, a cidade está assumindo um papel de ponta no setor de tecnologia da informação. O Turismo também desponta como importante força econômica. A estrutura que o estado oferece aliado às belezas naturais que vão do litoral ao sertão, fazem de Pernambuco um dos destinos mais procurados do país.

http://www2.setur.pe.gov.br/web/empetur/o-que-saber-historia



E-mail:

7 comentários:

Lucy disse...

Eu quero! Como você conseguiu essas amostras? Este link não abre nada.

Cris Gama disse...

Valeu pela dica, só q por este site que vc postou não está dando certo, então procurei no google e também mandei um e-mail para o e-mail q vc postou deles.

Cris Gama disse...

Olá, vc poderia me ajudar informando o site onde vc conseguiu este seu layout?
Ou foi vc mesma q fez?
É q estou querendo mudar o meu, e o seu á muito legal.

Promonauta disse...

tem que mandar e-mail pedindo... não tem link...

o e-mail está no final do post

Bulluka disse...

Pois é. Eu tb tava na dúvida.
Fuçei o site, e num encontrei nada que enviasse o pedido.

Valeu a Dica. A gente ter email a eles e pidi mermo.

Brigadu genti.

Cinara Araujo disse...

Gente, o meu veio num baita envelope, e veio inclusive com um DVD de Pernambuco, muito legal.

Anônimo disse...

moro em pernambuco quanto tempo leva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More