13 de junho de 2011

[Adesivo Eu sou Fã de Taguatinga grátis]




Taguatinga foi pensada no plano urbanístico de Brasília para ser apenas uma cidade dormitório, hoje é um dos principais pólos econômicos do Distrito Federal. Embora tenha pouco mais de 243 mil habitantes e uma área de 121,34Km², estima-se que o comércio da cidade receba a demanda de mais de um milhão de consumidores.
A cidade foi fundada em 5 de junho de 1958 em terras do município de Luziânia – Goiás, na Fazenda Taguatinga, a oeste de Brasília. O nome tem origem indígena e significa “Ave-branca”, associado ao gavião-tesoura, predominantemte branco – muito comum na região. Inicialmente, a cidade se chamava Vila Sarah Kubitschek, tendo seu nome alterado para Santa Cruz de Taguatinga, permanecendo apenas Taguatinga.
Taguá, como é hoje carinhosamente chamada por seus habitantes, foi a primeira cidade oficialmente criada com o propósito de por fim aos aglomerados e invasões que estavam sendo formados na área urbana de Brasília. Tudo começou quando a Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) já estava super povoada e as invasões proliferavam diariamente.
O traçado da cidade, inicialmente previsto para 25 mil habitantes, deveria nascer 10 anos depois da inauguração de Brasília, porém, um fato inesperado precipitou os acontecimentos. No dia 31 de maio de 1958, o então presidente Juscelino Kubitschek iria jantar com amigos num dos restaurantes da cidade do Núcleo Bandeirante, os migrantes sabendo disso reuniram-se em grande massa empunhando faixas com dizeres, como “Viva a Vila Sara Kubitschek”. O Doutor Israel Pinheiro, tomando conhecimento do fato, enviou ao local uma comissão que falou à multidão prometendo solucionar imediatamente o problema habitacional, instigando assim, Lúcio Costa a abreviar a conclusão dos projetos da primeira cidade do Distrito Federal.
O médico Ernesto Silva, então executivo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), fez a primeira distribuição de lotes daquela que se denominava a partir de então, Vila Sarah Kubitschek. Os primeiros loteamentos para moradias tiveram suas construções edificadas em madeira e aos seis meses já estavam em funcionamento escolas, hospitais e casas para professores.
A cidade desenvolveu-se especialmente em função do comércio e dos empregos que sua população obtinha em Brasília, à apenas 25 KM da capital. Assim Taguatinga surgiu, e no ano 2000 já superava a marca dos 240 mil habitantes, um crescimento bastante expressivo, sendo que o maior período de crescimento foi entre 1960 e 1980, cerca de 100 mil habitantes por década, segundo o IBGE.
Hoje, a cidade tem um comércio forte que responde por boa parte da arrecadação do Governo do DF e é pólo de atração para a população das cidade-satélites próximas, abrigando shopping centers de grande porte.  A pequena Taguatinga de 52 anos atrás não é mais a mesma!

http://4.bp.blogspot.com/_vgRafgf5V0Q/TNRowNocdpI/AAAAAAAACyc/voXAMT7eVR0/s1600/Acesseolink.png

Nenhum comentário: