domingo, 18 de julho de 2010

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Seda é uma marca de xampu pertencente à empresa multinacional europeia Unilever.

A marca Seda é administrada pela Divisão de Higiene e Beleza da Unilever Brasil Ltda. Seda e seus logotipos são marcas registradas de terceiros: Elida Ponds, Hair Institute, Gessy Lever e Unilever Brasil. Ela é líder no mercado brasileiro de xampus, com 25% de participação, e de pós-xampus (cremes e condicionadores) com 27,4%.

A linha Seda possui uma grande variedade de produtos, com diversos lançamentos e relançamentos ao longo dos anos. A história dos produtos Seda exemplifica a evolução do mercado de cosméticos brasileiro e, como marca antiga, tradicional e popular, acompanhou a trajetória econômica do Brasil.
Curiosidades

* Desde o lançamento da marca, em 1968, até 1981, alguns produtos continham óleo em sua formulação.
* Até 1985, a tampa era de rosquear. A tecnologia "flip-top" foi incorporada somente a partir desse ano.
* Desde sua Criação,as linhas da marca passam por mudanças a cada 3 anos,mudando a embalagem ou mudando alguns componentes do produto,mas a eficácia e a mesma.

Cronologia do desenvolvimento da marca

1968

Os primeiros produtos da marca Seda foram lançados em 1968. A primeira linha era composta por:

* Beleza, para cabelos normais.
* Lanolina, para cabelos secos.
* Limão, para cabelos oleosos.
* Ovo, para cabelos opacos.

O slogan da campanha publicitária era: "Liberte toda a beleza dos seus cabelos". As embalagens eram modernas para a época, com design composto de retas e curvas.

1969

Em 1969 eram os mesmos produtos, porém em embalagem totalmente diferente, em formato cilíndrico de 350ml, trazendo inscrições em inglês. Nesse ano foi lançado também o produto Seda Hair Spray que possuía uma resina peculiar que podia ser facilmente removida com uma escova.

1971

Novos produtos surgiram em 1971:

* Seda Tônico para "cabelos cansados" (sic).
* Creme rinse Seda, uma espécie de condicionador pós-banho embalado em um tubo rosa e com as inscrições: "Para enxaguar os cabelos". Em 1972 esse produto ganhou as versões para cabelos normais, oleosos e secos.
* Seda Erva, para cabelos "rebeldes" e ressecados.

As embalagens se tornaram mais simples, com uma curva nos lados, bem semelhante ao primeiro lançamento. O novo slogan era: "Seda faz por você mais do que qualquer outro cosmético".

1975

Em 1975 surgiu o produto Bálsamo que tinha o apelo publicitário de "ingredientes naturais". A campanha girou ao redor desse tema.

1976

No ano de 1976 foi relançado o Seda Hair Spray com uma nova formulação e as inscrições: "Fixa solto". Os cremes rinses também foram relançados em novos tamanhos. Foi lançado o Seda Babosa, desenvolvido a partir da seiva dessa planta.

A embalagem passou a trazer um rosto feminino estampado, semelhante ao símbolo usado até os dias de hoje. A embalagem mudou novamente: tornou-se mais larga nos fundos e mais fina em cima. A tampa era branca e o corpo de plástico transparente.

1981

Em 1981, a embalagem afinou em relação ao ano de 1976 e seu design foi modernizado. Foi relançado novamente o fixador Seda Hair Spray. Neste ano houve o relançamento de toda a linha Seda.

O creme rinse foi substituído pelo condicionador, com a novidade de não conter óleo. A linha antiga mudou de nome:

* Nutritivo Bálsamo
* Cremoso Lanolina
* Adstringente Limão
* Revitalizante Ovo
* Tonificante Seiva de Babosa

e surgiu o produto Suave Alecrim do Campo.

1984

O ano de 1984 trouxe o novo produto Seda Mel, segundo a fabricante, baseado em mel. A embalagem continuou muito semelhante à do ano de 1981.

1985

O tipo da tampa mudou para flip-top, uma novidade na época. — a foto é da tampa de um condicionador Seda Melanina UV de 2003.

A novidade de 1985 foi a embalagem com tampa flip-top que não precisa ser desrosqueada como as anteriores. Os frascos foram relançados com laterais mais retas, com leve curva para dentro. Surgiram os produtos:

* Gérmen de Trigo
* Limão-Menta

A partir deste ano, o apelo de marketing voltou-se à suposta alta tecnologia no desenvolvimento das formulações. A campanha também trouxe a novidade de ter o depoimento de Dusty Fleming, estilista e cabeleireiro mundialmente famoso.

1986

Lançamentos de 1986:

* Henna Natural de Seda
* Seda Cenoura, complementando a linha original. A embalagem mudou pouco visualmente.

1989

Próximo dos anos 90 foi relançando o Seda Hair Spray com novas embalagens e nova formulação. Lançamento do produto Seda Proteínas Naturais da Seda na mesma campanha do ano de 1985 e que viria a encerrar em 1991.

1990

Com uma embalagem bem diferente, em 1990 foram relançados todos os produtos da Seda.

1991

A Seda lançou o que então era uma novidade: Seda 2 em 1, com xampu e condicionador em uma embalagem de 350ml. Foi lançado também o condicionador Seda Maciez e Brilho.

1993

Em 1993 houve o relançamento do Seda Henna Natural e do Seda 2 em 1 com adição de vitamina B-5 e Pantenol. Com embalagem ainda muito semelhante à de 1990, foi lançado a Seda Linha Pro, voltada para profissionais do cabelo, com os produtos:

* Nutritivo
* Anti-Oleosidade
* Energizante
* Pro 2 em 1
* Condicionador Ação Intensiva e Suave
* Máscara Capilar de Tratamento Profundo
* Concentrado para Pontas em aerosol

1996

Lançadas novas embalagens, com um formato semelhante às anteriores, mas com design modernizado. Neste ano, foi lançada a linha Seda Ceramidas, com grande campanha de marketing. As novidades nessa linha foram:

* Algas Proteinadas para cabelos oleosos.
* Duas versões de Seda 2 em 1.
* Um concentrado em cápsulas de 18ml.

O marketing girou em torno de um "agente selante" que, segundo a fabricante, reagrupava "as escamas componentes dos fios devolvendo-lhes a resistência e o brilho."

1998

Em 1998 a Seda lançou uma linha para cabelos cacheados chamada Hidraloe composta de xampu e condicionador, um "Creme Hidratante" e um "Creme para Pentear". Os produtos Seda Ceramidas foram lançados também em sachês de pequena quantidade.

1999

Em 1999 surge o tema publicitário "Cabelos longos: feminilidade & sedução". Surge também a linha Seda DNA Vegetal, para cabelos longos. Relançamento do Creme para Pentear e do Seda Hidraloe, sem enxagüe e com extra-hidratação para cabelos cacheados.

Relançamento, somente na região nordeste, do xampu e condicionador Seda nas versões Ceramidas e Hidraloe. Nesse ano surgiram as primeiras embalagens opacas.

2001

Lançamentos em 2001 do Seda Control, xampu e condicionador anticaspa. A logomarca e alguns detalhes do rótulo mudaram, além da adoção de cores mais vivas e diversificadas na embalagem, uma adaptação ao estilo internacional.

Foi lançada também a linha Seda Verão Intenso com Complexo Hidro Protetor, criada para, segundo a fabricante, devolver ao cabelo a vitalidade e a flexibilidade perdidas em função da exposição ao sol, à água e ao vento.

2002

O apelo futurístico e tecnológico do marketing começa a tomar ainda mais força. Lançamentos de 2002:

* Linha Seda Citric Fresh que promete "retirar a oleosidade, deixando a sensação de frescor".
* Linha Seda Pro-Color, tintura permanente;
* Kits com loção colorante, creme revelador, luvas profissionais e creme intensivo semanal chamado Lumin E.
* Linha Seda Lissage, para cabelos lisos ou levemente ondulados.

Relançamentos de 2002:

* Linha Seda Hidraloe com Polyproteína, para redução de efeito Frizz.
* Linha Seda Verão Intenso
* Linha Seda Control Umect: anticaspa (a base de Zinco Piritiona) e novo complexo "umectante" (sic).

2003

Em 2003, a Seda entrou no mercado de tinturas com Seda Pro-Color.

Relançou a linha Seda Ceramidas, mas com a adição de "Pró-Retinol A" que, de acordo com a própria fabricante, "estimula a renovação celular e proporciona brilho intenso". Relançou também a linha Seda Keraforce para cabelos crespos.

2004

O formato da embalagem permaneceu ainda muito semelhante desde 1990. No ano de 2004 houve os seguintes lançamentos:

* Tratamento pré-xampu, a ser aplicado nos cabelos três minutos antes da lavagem.
* Linha Guaraná Active, com a promessa de "ativar o brilho natural dos cabelos normais".
* Kit Básico Seda Pro-Color, renovado, com embalagem compacta, tintura e creme revelador.
* Três novas cores do Kit Seda Pro-Color: Vermelho Pimenta 7vv, Cobre Claro 8vc e Louro Muito Claro Natural 9.

Nesse ano, uma campanha publicitária advogava os supostos benefícios funcionais dos produtos combinados, denominados como "efeito multiplicador".

Foram relançados também:

* Linha Verão Intenso, adicionada de um dito "complexo Sol Action UV".
* Linha Color Vital, com o que se denominou "Color-Firm", que promete "cuidado intensivo e duração da cor".

2005 Foram lançados nova linha

* Linha Seda Anti-Sponge com Extrato de Acabate, Para Cabelos Volumoso e com frizz.

2006 Foram lançados as Linha para Cor. Que alem de dá brilho e vida, também tinha um agente que combatia as pontas duplas e quebra.

* Linha Seda Pretos Luminoso, com melanina
* Linha Seda Castanhos Inteso com Oleo de Jojoba
* Linha Seda Loiro Radiante com Camomila
* Linha Seda Vermelho Vibrante com Extrato de Frutas Vermelhas


2007 Foram novos lançamentos e relançamento na empresa, com outra formula, e embalagem Economica

* Linha Seda Liso Perfeito, com Silicone
* Linha Seda Ondas Marcantes, com Elastina, nova linha para cabelos ondulados
* Linha Seda Cacho Comportado, com Hidraloe
* Linha Seda S.O.S Ceramidas, com Ceramidas
* Linha Seda S.O.S Keraforce, com Keroba e Oleo de Silicone
* Linha Seda S.O.S Reparação, com Lipidios, nova linha para cabelos danificado com uso do calor (secados, chapinha e tintira).


2008 Foram novos Lançamento em linha e novos produto, no mercado

* Linha Seda Verão Block com Extrato de Coco, que bloquia os efeito do Verão
* Linha Seda Verão Iluminé, com Extrato de Perola e Mel, que traz o brilho atraves do sol, consideranda em 2008 a linha mais vendida no Verão.
* Linha Seda Liso Extremo,com Lisina, A segunda linha da marca para cabelos lisos
* Linha Seda Chocolate Intese,com Extrato de Cacau, para cabelos quimicamente tratado e ressecado
* Linha Seda Brilho Gloss, com Mica Petroladas, para garanti um cabelos com brilho
* Linha Seda Camada Destacada, com Colageno, com o cabelo que não tem fio reto
* Linha Seda Crescimento Fortificado, com Calcio, para ajuda os cabelos longo

2009 Foram muitas alteração na marca de Beleza Seda

* Novas Embalagem com Cor Vivas e forte
* Muito Linha teve a Formulas mudificada e o cheio altera tambem
* Muitas Linha de Seda passsou a ter um nome
* Linha Seda Reconstrução Estrutural, com Bio Queratina, Para Recupera os cabelos



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1 comentários:

Raz disse...

Imagem Trevo
http://img834.imageshack.us/img834/2413/trevoverde.jpg

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Divulgue

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