26 de janeiro de 2009

[Adesivo Posse Obama]



Barack Hussein Obama toma posse como 44º presidente dos EUA

WASHINGTON - Milhares de pessoas seguiam na manhã desta terça-feira para o Capitólio, em Washington, para assistir à cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, de 47 anos, filho de um negro do Quênia com uma branca do Kansas.

Desde o amanhecer o centro da capital se mostrou em plena efervescência. Os cafés e supermercados estavam abertos, repletos de americanos e turistas estrangeiros se preparando para enfrentar o frio glacial nas ruas.

O público esperado para a festa da posse em Washington poderá bater o recorde estabelecido em 1965 por Lyndon Johnson (1963-1969) - sucessor do assassinado presidente John F. Kennedy (1961-1963) -, que jurou diante de 1,2 milhão de americanos.

Obama chegou à presidência após uma extraordinária e organizada campanha de dois anos, derrotando o republicano John McCain e fazendo história ao se tornar o primeiro negro a ser eleito presidente do país.

Cerimônia de posse

A cerimônia começa às 10h local (13h de Brasília) ao ar livre, diante do Capitólio, sede do Congresso. Barack Obama será juramentado ao meio-dia (15h de Brasília) com a bíblia de Abraham Lincoln e pronunciará seu discurso de posse.


Milhares de pessoas estão em Washington para a posse de Obama / Reuters

Durante o juramento, o presidente eleito lerá um texto breve de 35 palavras: "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir escrupulosamente as funções de presidente dos Estados Unidos, e, em toda a medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos".

O posterior discurso de posse do novo presidente, o mais aguardado de sua carreira, deve durar 20 minutos. O mais curto foi pronunciado por George Washington em sua segunda posse; o mais longo por William Henry Harrison, em 1841, em meio a uma tempestade de neve. Seu discurso durou uma hora e 45 minutos e ele morreu um mês depois devido a uma pneumonia.

Os presidente juram desde 1981 no terraço da ala ocidental do Capitólio. Foi Ronald Reagan que pediu que a cerimônia fosse realizada ali ao invés da ala oriental, como era costume desde o presidente Andrew Jackson, em 1829. Reagan queria perstar juramento olhando para a Califórnia, Estado do qual era governador antes de ser eleito presidente.


Prédio do Capitólio, onde Obama fará seu discurso

Discurso cheio de expectativas

Ao redigir um dos discursos de posse mais aguardados da história, Obama tentará assegurar os norte-americanos quanto à recuperação econômica, e sinalizará ao mundo o desejo de melhorar a combalida imagem externa do país.

Mas Obama, eleito com a promessa de mudança após oito anos sob o comando do republicano George W. Bush, também estará ciente de que, se mantiver as expectativas elevadas demais, poderá frustrar seus admiradores.

"O discurso irá descrever o momento em que estamos e o espírito necessário para emergir da crise ainda mais fortes e unidos do que antes", disse o porta-voz de Obama, Nick Shapiro.

Ex-redatores de discursos presidenciais prevêem que Obama evitará apresentar uma lista com várias propostas. Em vez disso, usará seu dom oratório para descrever os desafios do país e propor uma saída.

"O pronunciamento de posse é um discurso em que um presidente começa com os primeiros princípios e estabelece uma direção para o país", disse Jeff Shesol, que redigia discursos para o ex-presidente Bill Clinton. "Ele define um momento no tempo. Dá a sensação de quem ele é, como vê este momento, e aonde acha que devemos ir", afirmou.


Obama é conhecido por ser ótimo orador

Fim da era Bush

Duas guerras, uma crise econômica e um rombo de mais de 10 trilhões na dívida pública do governo. É esse o cenário que Bush vai deixar para seu sucessor.

Bush chegou ao poder em 2000, após vencer o democrata Al Gore em uma controversa eleição, que foi decidida pela Suprema Corte após problema de recontagem nas urnas da Flórida.


Bush deixa o cargo nesta terça-feira

O ano de 2001 foi o ponto de virada no mandato de Bush, após os atentados de 11 de setembro. Ao final daquele mês, quando a população americana ainda se esforçava para entender o que havia acontecido, o presidente chegou a ter 90% de aprovação segundo a pesquisa Gallup, um recorde histórico.

Oito anos depois, a mesma pesquisa apontou que Bush bateu outro recorde, mas desta vez por causa da baixa taxa de aprovação, com 73% da população reprovando sua administração.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/20/barack+hussein+obama+toma+posse+como+44+presidente+dos+eua+nesta+terca+feira+3466989.html


Nenhum comentário: